Fogos de Artifício: Como acalmar o seu cachorro

Com a chegada das festas de final de ano o mesmo problema se repete: como fazer para acalmar um cachorro com medo de fogos de artifício?

Para isso separamos algumas dicas que podem ajudar muito todos os donos de pets que muitas vezes não sabem direito o que fazer, e esse excesso de barulho pode causar diversos problemas e ser um pesadelo para os nossos cães.

Diferentemente de nós, os cães não sabem distinguir a origem de alguns barulhos e podem acabar interpretando aquele ruído como uma ameaça e normalmente a primeira reação é querer fugir e buscar um local seguro longe desse barulho.

Muitas vezes sabemos que é inevitável ficarmos longe desses ruídos, mas podemos utilizar algumas técnicas bem simples para minimizar esse impacto sonoro, como por exemplo:

  • Ir acostumando o seu cão com o barulho dos fogos de maneira que ele entenda que isso não é perigoso. Para isso o ideal é reproduzir em algum dispositivo o som desses fogos de maneira mais calma, com volume baixo, para ele ir se adaptando, aos poucos vamos aumentando o ruído.

Mas e quando não for possível agir de maneira antecipada? Também separamos algumas dicas muito úteis para esses momentos:

  • Certifique-se que todas as portas estejam fechadas para evitar possíveis fugas.
  • Mantenha uma TV ou rádio ligado por perto, com alguma música ou programa que ele já esteja familiarizado, abafando assim os sons dos fogos.
  • Caso ele esteja muito assustado, ofereça um colo, eles se sentem mais seguros perto do seu dono.
  • Ofereça um porto seguro para o seu amigo, pode ser sua casinha ou algo desse tipo, e se possível , fique por perto.

Gostou das dicas? Aqui na Filhotes da Serra temos o melhor conteúdo e dicas para o bem estar do seu pet.

Acompanhe as nossas publicações!

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?